Postagens populares

19 de setembro de 2010

zeppelin



Mais um longo dia de quebra-cabeças com o plano de filmagem. São muitas as variáveis da composição: filmagens diúrnas, filmagens noturnas, 12 horas de trabalho e 12 horas de descanso, datas de locações, datas que um ator não pode, datas que outro ator não pode, e mesmo assim a concentração de cenas nas diárias de cada ator para que não fiquem trabalhando de pouquinho em pouquinho, começar pelas externas para ter as internas como opção chuva, equilíbrio entre cenas muito difíceis e cenas menos complicadas, tempo para a arte construir o cenário, tempo para a fotografia criar a luz, tempo para o som se preparar, tempo para maquiagem e figurino, e ainda o precioso tempo para a direção fazer todo o trabalho que tem de ser feito com calma e concentração.

Diante de uma tela de computador, as experiências passadas se mesclam com a imaginação do futuro, e todas as questões são abstratas e presentes. Kaia encontra Condessa num vôo com restos de festa no chão, que não pode ser filmado com os restos de festa no chão; Reka tem mistério e sedução no olhar e é diretriz do filme; Conde traz a festa na carroça, Olga e Goran bailam na taverna; Sava vai para Quito; não se pode deixar a feira montada; que horas é um entardecer?

Tem horas que a cabeça trava e é preciso usar o corpo. Neste domingo cinzento, fiz pães zeppelins. Junta os ingredientes da "esponja", mistura e deixa crecer por duas horas. Subo para o plano. A esponja crescida, mistura-se todos os outros ingredientes para fazer a massa. Enquanto vou misturando as farinhas, sovando a massa na mesa, as peças do quebra-cabeças se soltam e, livres, muitas vezes se encaixam num bom lugar. Enquanto espero o pão crescer, volto mais solta para a frente do plano de filmagem. Este zeppelin é de longa feitura, é preciso esperar a massa crescer em três períodos diferentes. É pra fazer aos domingos... trabalhando em casa, e descendo pra cozinha a cada duas horas.

Hoje, depois de comer o pão no café da manhã, entrego uma primeira versão do plano de filmagem de Paulínia. A partir deste, a equipe pode começar a se organizar nos tempos; mas jamais pensar que ele é definitivo. O cronograma é um organismo vivo.

Um comentário:

  1. fazer pão, fazer planos, fazer filmes. misturar, amassar, sovar, socar, descansar. Estamos juntos nessa fornada!! bora lá...

    ResponderExcluir