Postagens populares

16 de setembro de 2010

DIÁRIO DE BORDO- locações em Alagoas


"Hoje fiz o eixo do Rio São Francisco, estive na Bahia, Pernambuco e no Sergipe , tudo no mesmo dia, no roteiro das locações transversais que podem aparecer no caminho cigano de Kaia. Piranhas é uma encruzilhada arretada (5 horas de Salvador, 2 horas de Aracaju, 2horas e 30 de Maceió e 5 horas do Recife).

Foi muito importante, revisitei as obras do Canal do Sertão que se conectam em Petrolândia-PE ao Canteiro de Obras da Transposição do Rio São Francisco. Um lugar loco, maluco, onde pela primeira vez senti e vislumbrei a idéia cantada, filmada e imaginada de Sertão Mar. As gigantescas represas do Rio São Francisco parecem ter dimensão de oceano pontuados por dezenas de Usinas, muito seco no inverno úmido, estágio do inferno no verão. 

O canteiro de obras da transposição abre mais um buraco gigantesco, faraônico e bilionário neste enredo de um rio que é obra divina e humana, pois no feito de deus o home já botou mão pesada em cima. É projeto da época do império, um canal que na força da gravidade vai rasgar bahia, pernambuco, alagoas, paraiba, ceará... o andarilho vai andar poder caminhar e derreter na monotonia do canal e cruzar o sertão a pé, seguro das paragens que vai cortar. 

E sem ser referência banal e direta, senti hoje nas estradas de retorno a Paulo Afonso que Deus, o Diabo, A Cigana e a Condessa fazem parte do mesmo baralho, que vamo desembaralhar, cortar e fazer o jogo lindo do filme."

um abraço, obrigado e boa noite
G. C

Um comentário:

  1. Eita Gui,
    viajando contigo.
    Boa sorte a você, Julia e toda equipe.
    beijos
    M. Caetano

    ResponderExcluir