Postagens populares

15 de setembro de 2010

Quatro séculos depois e nós aqui outra vez.



Lembro muito do ano que passei na Sérvia, tinha um amigo cigano de 14 anos e outro de 9. SRK e IOVAN. Eles me ensinaram a falar melhor o sérvio e me obrigaram a entender palavras no idioma deles. Os dois pediam dinheiro tocando sanfona, e sempre que ouvia o som, já de longe, corria pra procurar eles. Amigos verdadeiros num país estranho.
Quando iam embora, eu os acompanhava até o ponto de ônibus, e depois do beijinho de selo na boca, a cada vez, SRK, o mais velho, entrava no ônibus e nunca olhava pra trás, pra mais um tchau ou um olhar. Isso está no nosso filme, na cena em que Kaia vai embora do acampamento. Ela não olha pra trás. Por mais que a câmera espere ali no limite do acampamento, ansiosa por mais um olhar de Kaia, a cigana não olha.
Memórias de outros povos ciganos que transpassam pelo nosso filme.
Anjos e demônios nos acompanharão e depois de estarem na lata, seguirão viagem.

Quatro séculos depois e nós aqui outra vez.

Um comentário:

  1. Ju, parabéns a vc e a toda a equipe de Ao Relento por este blog. Já me tornei uma seguidora. Fico muito feliz em poder acompanhar a filmagem deste que será, tenho certeza, um filme inesquecível!
    Beijos e boa sorte a todos!
    Bebé

    ResponderExcluir