Uma vez um fotógrafo me disse, na pré de um longa: a direção de arte é a matéria prima pra minha luz. Eu nunca tinha pensado com esse termo, justo matéria prima, algo que é a base do departamento de arte.
Hoje visitamos as locações escolhidas na região de Paulínia e arredores. Então resolvi escrever sobre locações, essas que são a base da matéria prima para as intervenções - drásticas ou não, por parte da DA.
o casarão da Condessa
Visitar locação é como uma largada oficial que foi dada.
E as visitas de locação são geralmente cansativas e produtivas! Hoje tivemos contato com locais mto queridos e decididos, e com uma possível mudança drástica para um dos ambientes do filme.
E isso é fantástico! Cada local visitado tem uma história própria, e nós, os apropriamos pra contar a nossa. Sempre buscando este algo imaginado; sempre tentando alinhavar o que passa pela cabeça de cada um.
Olhos atentos, mãos ansiosas para serem colocadas na massa, vontade de ver tudo "set up" pros atores darem mais vida àquelas paredes, pisos, texturas, formas e cores - percebidos agora, ou relidos.
O poder de abstração trabalha no limite, pra então ganhar papel, manipulação da imagem, estudos de tamanhos e proporções. A cabeça não pára (bem, não pára de pensar no filme há tempos), e quando temos um desenho sendo construído, desejos da direção, anseios da fotografia, visualidade da DA, cabeças se juntam, dizem, falam, empolgam-se, refletem, puxam repertórios, vontades, receios, afetos e sensações, e isso vai sendo amarrado no projeto.
layout-esboçado para feira
De um lado, temos as bases que muitas vezes antecedem nossa existência no mundo; e neste caso, temos também um espaço de 1200m2, vazio, esperando para que as bases venham: elas começam devagar, madeira, prego e martelo, tinta, vidro, tecido... matérias primas organizadas criam universos internos inventados, antes no silêncio do papel, depois, inspirados pela verdade das locações, mas cuja verdade narrativa é o que nos interessa ficar grafado na tela.
PS.: vale destacar o empenho do responsável pelas matérias-prima, nosso produtor de locação, Jardel Mello.
Postagens populares
-
e como o nome do post já diz, um layout esboçado, pré-projeto para a cerca do conde, usando a Laura como referência :-). vamos abrir estrada...
-
Drom, o caminho cigano Essas fotos foram feitas durante as filmagens de “Ao Relento”, longa escrito e realizado a partir d...
-
Esse é o Claudio, cigano Ferraz, alagoano, muito amigo nosso. Conhecemos ele há uns 5 anos e nesse tempo ele casou e teve dois filhos. Ate...
Nenhum comentário:
Postar um comentário