Postagens populares

20 de outubro de 2010

O músico quer falar

O músico quer falar. O filme tem dois reinos, o dos ciganos e o do conde. O dos ciganos se aproxima da natureza, das emoções, dos sentimentos. O do conde da civilização, da racionalidade. Nestes dois reinos se desenvolve a trama. A trama adiciona à esses dois reinos o reino da fantasia. Esse não lugar que sintetiza emoções, sentimentos e pensamentos.

O filme caminha em direção ao reino da fantasia. É lá que se resolverão as coisas.  KAIA representa o sentimento, o sentimento de ligação à comunidade dos ciganos e à natureza. REKA é concebida como sempre criança, pura emoção. A Condessa expressa a preponderância dos desejos, do interesse, da mente.

KAIA irá em busca da prima. É uma busca orientada pelo sentimento, pela intuição, já que sai sabendo pouco ou nada sobre o paradeiro da prima. É aí que o sentimento entra no mundo da fantasia, fantasia que brota de uma incerteza, mas que é firme e certa em seu sentimento. Reka de criança vai à inconsciência. Mantém a pureza, as emoções da infância, seus sentimentos serão trabalhados no casarão, Reka é a personagem mais alheia ao que se passa nesse mundo fantástico. Daria para dizer que ela é esse mundo fantástico. A condessa eleva seus pensamentos à fantasia, desde que se guia pelos desejos, ela vive fantasias.

O desenvolvimento da trama se revela como uma briga entre a Condessa e Kaia. Cada uma quer Reka a seu modo. Mas o que resultará de Reka, que tem sua infância na natureza e seus modos adultos influenciados pela mentalidade louca da Condessa?

Eu não gosto disso, mas a Condessa expressa uma força, uma força que machuca, que fere os sentimentos. É a união de Reka e Kaia que poderá lutar contra isso, mostrando o valor dos sentimentos e das emoções, frente a afronta da secura da razão. A criança contra o adulto.
De todo o modo essas crianças crescerão e conhecerão o mundo adulto de uma ou outra maneira. Cada uma a seu modo, todas entrarão nesse mundo da fantasia que é o mundo eterno da infância perdida de Reka.

Mateus Fanteli Stelini

Nenhum comentário:

Postar um comentário