Postagens populares

22 de fevereiro de 2011

olhares e vozes

Ciça Ferraz é REKA, na infância. Concentrada e séria, está sentada na "cadeira do diretor", por graça poucas vezes utilizada pela diretora, mas compartilhada por muitos assentos. Essa pequena cigana, atriz nata, colaborou com força e garra. 

Agüentou a repetição dos ensaios e planos, agüentou a lã que sua pele não suportava, bancou uma vida que não era sua. Doação mútua. Nessa família, Ciça é da primeira geração de ciganos que vai à escola. Está se alfabetizando e no set lia partes do roteiro com os outros atores, adultos, desenhava nas páginas, rabiscava também. Não existe no filme nenhuma cena, fala ou olhar dela, que ela mesma não tenha decidido como fazer e o tamanho a ser feito. Ela deu o que pôde e quis, entendendo cada cena e a progressão narrativa. Do seu jeito. 

Filha de Jussiara, sempre presente, em cada dia, a cada tarde e de Nod, guardião da filha.

Foto: Gu Ramalho
Didi Ferraz filmando, fazendo making-of para nós não esquecermos o teor, tipo e grau da batalha. A van azul turquesa é a van de som, que eles tinham sua própria van, que podia ficar até mais tarde enquanto eles caçavam sons pelas locações, se embrenhavam na caatinga, nos brejos, nas benfeitorias de cana, de...imaginação, pois bem.

foto: Gui Mohallem
 ...com ou sem ajudantes, como Darlan, com Guile, gravando sons. Frases em calon? Imitações de bichos? Palavrões lascados? Segredo de Estado? Só ouvindo pra saber. Aguardem a re-abertura da:
RÁDIO CIGANA PIRATA

É possível ver fotos mais antigas da família no blog:  
http://www.tarabatara.blogspot.com/ 

3 comentários:

  1. Oi Julia,
    tudo bem?
    Meu nome é Honesko, e já tinha visto o teu Tarabatara.
    Me falaram do seu longa e queria muito bater um papo com você.
    Ganhei uns prêmios pra fazer meu primeiro curta de ficção. Uma história sobre uma família cigana na estrada.
    Achei o teu trabalho no Tarabatara muito inspirador. E queria trocar umas idéias sobre o seu contato com as comunidades e tudo mais.
    Você topa?
    Quando e onde você puder!
    Se quiser me escrever, meu email é honesko@gmail.com e 8498-0001.

    Valeu e um bjo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, um tanto bacana ter trabalhado na produção do figurino e agora dando uma volta no blog,vi o quanto esta lindo tudo!!

    ResponderExcluir